Dicionário

ANÁTEMAdiferente dos demais clandestinos, o anátema é aquele que foi banido por infringir o estatuto e o tratado do Círculo. Frequentemente, anátemas recebem a pena por se envolverem ilicitamente com as práticas do Oculto, embora a expulsão também corresponda a infrações de outras naturezas que não essa. O anátema não sofre a penalidade máxima (rompimento da alma com a corrente de Axis) caso não tenha exercido um flagitium (crime hediondo). 

CLANDESTINOSindivíduos ou grupos da Esfera Externa, sem ligação com os Círculos, que, fortuitamente, se apropriam de artefatos, rituais, grimórios, substâncias alquímicas, etc. A prática de magia, de qualquer natureza que não seja registrada pelos Arquivos ou reconhecida pelos Círculos, é rastreada pelos mensuradores. A Ordem dos Vigilantes é responsável por investigar esses casos e apreender os infratores. A punição mais comum costuma ser o apagamento da memória.

ESFERAS (INTERNA E EXTERNA)divisão conceitual usada para se referir aos mundos que coexistem. A Esfera Externa é o mundo humano convencional, cujas práticas, história, costumes e políticas não são diretamente influenciados pela magia ou pelo sobrenatural. Já a Esfera Interna é o mundo incógnito que coexiste sob a Esfera Externa, e é regido por leis  e costumes próprios. É da responsabilidade dos mediadores e dos vigilantes cuidar para que uma esfera não comprometa a existência da outra.

FLAGITIUMgrau máximo de infração cometida dentro da Esfera Interior. Crimes desse grau envolvem: pactos demoníacos; uso de seres humanos ou de outras criaturas sobrenaturais como sacrifício; retardar a própria morte ou a de outrem; uso de magia, de qualquer natureza, para infligir violência física, mental ou espiritual à integridade daquele que não pode se defender. Todos os crimes flagitium são punidos com rompimento irreversível entre a alma do condenado e a corrente da Axis. A depender dos agravantes, a prisão indeterminada também é decretada.

MENSURADOR: dispositivo que mede a frequência, intensidade e ocorrência de atividade na corrente da Axis. Todos os Círculos são equipados com mensuradores, e, em geral, são monitorados por vigilantes. Quanto mais próximo das correntes da Axis, mais sensível, preciso e influente é o seu campo de energia.  

REGRESSADO: aquele que, por intermédio de forças do Oculto, negou, ludibriou ou suspendeu a morte. A prática de retardar a morte é um flagitium condenável sob todos os aspectos em qualquer Círculo. A punição é o rompimento absoluto entre a alma do condenado com a corrente da Axis, além da prisão indeterminada.

Advertisements